terça-feira, 26 de julho de 2016

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA IGREJA


Artigo de minha autoria publicado na revista "Ensinador Cristão"  nº 67 ( 3º trimestre de 2016)


Uma das disciplinas mais interessante, e ao mesmo tempo mais negligenciada dentro da Teologia é a História Eclesiástica. Isto acontece porque o preconceito de alguns os fazem agir como se a História da Igreja tivesse feito uma pausa no final do Livro de Atos dos Apóstolos, só reiniciando na época da Reforma Protestante. Para outros o hiato ainda é maior, a história só recomeçou quando a sua denominação ou igreja foi fundada.

O cristão que age desta forma está perdendo a oportunidade de conhecer-se melhor. Perguntas como: Por que cremos desta forma? Por que nossa liturgia é assim? São respondidas de maneira satisfatória quando analisadas a luz da História da Igreja.

A História Universal está em todos os lugares, nos grandes acontecimentos e nos fatos corriqueiros do dia a dia. Com a História Eclesiástica não é diferente, ela é feita por grandes exemplos de fé que nos inspiram, como por cristãos anônimos que pregam o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por se feita por seres humanos, a História da Igreja é feita por altos e baixos, talvez seja este o motivo para o preconceito de alguns, mas através do erro do homem vemos o agir de Deus, que é fiel em cumprir a promessa de Jesus de que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja (cf. Mt 16. 18). Somente podemos evitar os erros quando os conhecemos.

Em nossos cultos gostamos de ouvir testemunhos que fortalecem a nossa fé. A História da Igreja oferece para aquele que a estuda, dois mil anos de testemunhos de homens e mulheres que muitas vezes enfrentaram enormes adversidades, alguns até morreram, mas foram fiéis ao Senhor que os salvou.

Foram verdadeiros heróis da fé. Usando as palavras do escritor aos Hebreus podemos dizer que pela fé Inácio de Antioquia foi morto por servir a Jesus Cristo, pela fé Agostinho de Hipona resistiu a sua natureza pecaminosa e se tornou um dos maiores pensadores cristãos, pela fé Martinho Lutero colocou sua vida em risco e enfrentou um sistema religioso opressor somente para ensinar a verdade, pela fé John Wesley pregou para milhares de pessoas e produziu um dos maiores avivamentos da história, pela fé Daniel Berg e Gunnar Vingren foram para uma terra desconhecida e fundaram aquela que viria a ser a maior denominação evangélica do Brasil.

Para aqueles que querem começar seus estudos indico três obras que serão de grande ajuda: a primeira é História Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia (CPAD), considerado “o mais importante relato da Igreja Cristã depois de Atos dos Apóstolos” sem esta obra “seria praticamente impossível reconstruir os três primeiros séculos da Igreja Cristã”.

Outra obra interessante é: Deus e seu Povo de James L Garlow (CPAD), pois possui uma linguagem acessível e um resumo ágil, será de grande ajuda como obra introdutória.

E por último indico Heróis da Fé de Orlando Boyer (CPAD), simplesmente um clássico que dispensa maiores apresentações.

Estudar História da Igreja é conhecer uma história de amor que jamais terá fim. É viajar e conhecer lugares e pessoas maravilhosas sem sair do lugar.

Então boa viagem! E que Deus abençoe seus estudos.



Um comentário:

  1. eu gostei muito desse material, o que eu quero mais é aprofundar na palavra de Deus, aproximar mais de Deus e conhecer sua palavra. Deus o abençoe

    ResponderExcluir