segunda-feira, 13 de março de 2017

O LUTO QUE GLORIFICA A DEUS




(Original de artigo de minha autoria publicado no jornal Mensageiro da Paz, Ano 87, Número 1582, Março de 2017)

Apesar de ser algo que todos sabem que um dia acontecerá, a morte sempre deixa o ser humano perplexo. É um processo natural da vida, determinado por Deus: “porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gn 3.19).  Então porque sofremos tanto quando, devido à morte, somos separados de um ente querido? Porque a morte nos espanta tanto? A morte é uma consequência do pecado, não estava no projeto inicial do Criador, então o ser humano não foi feito para enfrentar este momento.



É com pesar que assistimos todos os dias, nos noticiários ou pessoalmente, filhos chorando por seus pais, cônjuges chorando pela ausência da pessoa amada e a dor dilacerante de pais que, contrariando a ordem natural da vida, enterram seus filhos.

Para os que ficam resta a saudade e o luto. Mas como a família deve viver este período, que é tão natural quanto à própria morte? Muitos acreditam que o cristão não deve viver este momento, pois caracteriza falta de fé. Esta atitude traz ainda mais sofrimento àqueles que choram por um ente querido. Não podemos agir assim, somos humanos! O próprio Senhor Jesus, como homem, chorou a morte de seu amigo (Jo 11.35).

 Podemos ficar enlutados, devemos ter o direito de viver este período de dor e sofrimento, faz parte da vida daqueles que ficam, pois pela Palavra de Deus sabemos que “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar.” (Ec 3.1-4)  

Mas a Bíblia nos afirma que “quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Co 10.31). O Senhor deve ser glorificado em todos os momentos na vida do cristão. Na alegria, como em um casamento ou nascimento de um novo membro da família, como também em momentos de dor. Mas como glorificar ao Senhor com o nosso luto?

Escrevendo a igreja de Tessalônica o apóstolo Paulo exortou os irmãos da seguinte maneira: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” (1 Ts 4.13). Para um luto que glorifique a Deus, deve ter como base a seguinte palavra: “Esperança”

A esperança que temos em Deus deve dominar nossos pensamentos em momentos como este, por mais difícil que possa parecer podemos e devemos escolher em que pensar. As Sagradas Escrituras nos aconselham da seguinte forma: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” (Cl 3.1-2). Então o que devemos pensar para que nosso coração se encha de esperança e nosso luto glorifique a Deus?

Se o seu ente querido servia a Jesus, então procure não pensar na perda que a morte dele representa para você, mas pense em tudo aquilo que ele ganhou: ele está neste momento no descanso eterno com Deus, deixou este mundo de dores, angústias e aflições e agora está em completa paz. Pense que aquilo que nós estamos lutando para alcançar, ele já alcançou, foi este motivo que o Apóstolo Paulo declarou que tinha o “desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” (Fp 1 .23).

Agora seu ente querido está definitivamente livre do julgo do pecado, sendo dotado de uma perfeição moral inalcançável neste mundo, está na companhia de todos os santos de todas as épocas e principalmente está na companhia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, desfrutando do descanso prometido.

Encha o seu coração com a esperança de um dia reencontrar a pessoa que partiu, sabendo que da mesma maneira que, em Cristo, ele venceu a morte, nós também um dia iremos vencer. Não importa se por ocasião da volta de Cristo e nós formos arrebatados, ou se este glorioso dia ainda tardar e nós morrermos, o que importa é que um dia todos nós estaremos juntos louvando ao Rei que nos amou e salvou (1Ts 4.16,17)

Se a pessoa que partiu tinha uma idade avançada, por mais dolorosa que possa ser a separação foi um processo natural da vida: nascemos, crescemos e morremos. Mas, se foi uma morte prematura, saiba que Deus tem todas as coisas em seu controle. O Mestre nos ensinou que até mesmo os cabelos de nossa cabeça estão contados! (Lc 12.7)

Acalme se coração e busque, em Deus, saber qual o propósito Dele com esta situação. Se aproxime ainda mais do Senhor. Porque Deus permitiu que isto acontecesse? O que Ele que me ensinar? Muitas pessoas têm sua fé fortalecida e ganham mais intimidade com o Criador após vivenciarem uma situação de perda.

Lembre-se de Jó, e veja toda a sua dor narrada de forma profunda em seu Livro. Como não se emocionar com o lamento daquele homem de Deus? Como pai, creio que a maior dor pela qual o patriarca passou não foi a perda dos bens materiais e nem mesmo de sua saúde, mas o fato de no mesmo dia ter enterrado todos os seus dez filhos. Mas somente após ter sofrido tamanha aflição foi que ele viu a Glória de Deus, foi após o seu sofrimento que o patriarca passou a ter uma maior intimidade com Deus levando-o a afirmar que “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem meus olhos.” (Jó 42.5). Muitas vezes apenas ouvimos falar do consolo e da paz de Deus, mas é no luto que nós as conheceremos como realmente eles são.

Podemos não entender o porquê, mas saiba que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, Ele vê aonde não vemos. Qual o propósito de Deus? Não sabemos, e podemos até não vir a descobrir, mas, saiba que estar no centro da vontade divina é o melhor lugar para o cristão estar. O Apóstolo Paulo afirmou: “e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;” (Gl 2.20).

O fato de servir ao Senhor não nos impede de passarmos por momentos de difíceis em nossas vidas. Jesus afirmou que seus discípulos passariam por momentos de aflições: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33).

“Tende bom ânimo”, foi o que o Mestre nos ordenou. Podemos chorar e lamentar, mas em Cristo temos a certeza de que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5b), temos a plena convicção que passado o momento de luto, poderemos louvar ao Senhor e afirmar como o salmista: “Tornaste o meu pranto em folguedo; tiraste o meu cilício e me cingiste de alegria.” (Sl 30.11). Chegará o momento em que o enlutado terá sua tristeza trocada por óleo de gozo e o seu espírito angustiado trocado por vestes de louvor (cf. Is 61.3). Mas para que isto aconteça temos apenas que estar em Cristo, confiando na sua vontade e no seu querer.

Não estamos sozinhos, como aqueles que não têm esperança, o Consolador está conosco nos amparando. O Espírito Santo não permite que fiquemos prostrados diante do luto, mas nos fortalece, pois sabe que ainda temos um caminho a percorrer antes de chegarmos à Pátria Celestial. Não podemos nos prostrar, mas devemos nos levantar e continuar a nossa caminhada, sabendo que o nosso descanso não é aqui (cf. Mq 2.10)

Aquele que tem esperança entende que seu luto é apenas um momento a ser vivido. As lembranças dos bons momentos sempre irão permanecer fazendo com que a saudade seja permanente, mas não será uma saudade acompanhada de tristeza e aflição, mas de expectativa, pois sabemos que um dia, em Cristo reencontraremos a pessoa amada que partiu.

Este pensamento deve ser compartilhado por toda a família. Se existe algum membro que não serve ao Senhor, este é um bom período para evangelizá-lo, procure falar do amor de Cristo e que para o cristão a morte não significa o fim de tudo, mas a concretização da promessa feita por Cristo de que teríamos vida em abundância. (Jo 10.10).

Não permita que a tristeza domine sua alma. Vença a aflição com a esperança que você tem em Cristo, que Deus seja glorificado através de seu luto! Então “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4.7)


Um comentário: