quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ESQUECENDO AS AFLIÇÕES DO PASSADO



1-TEXTO BÍBLICO
"Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Portífera, sacerdote de Om.
José ao primogênito chamou Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai.
Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição." (Gênesis 41.50-52)

2- INTRODUÇÃO
Existem pessoas marcadas pelo passado.

Fatos ocorridos a vários anos atrás e que causaram muita aflição, ainda atormentam a vida de muitas pessoas que tem as suas vidas estagnadas e não conseguem avançar para um futuro de felicidade, o que acaba gerando frustração e desânimo.


3- EXPLICAÇÃO DO TEXTO
José era o filho da velhice de seu pai, e por este motivo era o filho mais amado, mas esta situação despertou a inveja de seus irmãos, que acabaram o vendendo como escravo para alguns mercadores. O Salmo 105.18 relata que seus pés foram apertados com grilhões e que ele foi preso com ferros.

Os mercadores o venderam à Potifar, comandante da guarda de Faraó, ele foi acusado injustamente de tentar violentar a esposa de seu dono, e acabou preso.

Na prisão interpreta com sucesso o sonho de dois homens, este fato mais tarde faz com que ele esteja diante do próprio Faraó para interpretar um sonho que este tivera. Neste momento treze anos haviam se passado desde que José fora vendido por seus irmãos.

José mais uma vez interpreta o sonho com sucesso e afirma que sete anos de abundância viriam sobre a terra seguidos por sete anos de grande fome e aconselha Faraó a nomear alguém para que junte provisão na terra do Egito, Faraó nomeia o próprio José para este cargo, e de prisioneiro José passa a ser governador da maior potência da época, só tendo o próprio Faraó acima dele.

Nos sete anos de fartura José se casa e sua esposa lhe dá dois filhos cujos nomes refletem o momento que ele estava passando, o primeiro foi chamado Manassés que significa "quem faz esquecer" e o segundo foi chamado Efraim que significa "fértil".

Quando Manassés nasceu José lhe deu este nome pois Deus lhe havia feito esquecer de todos os seus trabalhos. No original hebraico esta expressão "trabalho" é 'ãmãl e pode significar angústia, dificuldade ou miséria, ou seja José havia esquecido de todas as suas aflições e estava preparado para seguir adiante com sua vida.

4-TEMA
ESQUECENDO AS AFLIÇÕES DO PASSADO

5- ARGUMENTAÇÃO
5.1- O PASSADO NÃO PODE MAIS NOS ATINGIR
        A- O passado ficou para trás.
        B- O passado só me atinge se eu permitir.
        C- Tenho que trabalhar o meu presente e projetar o meu futuro.

5.2 - O SUCESSO DO NOSSO PRESENTE DEPENDE DISTO.
         A- José desempenhou muito bem a sua função.
         B- Não posso ficar fragilizado emocionalmente o resto da vida.
         C- Várias oportunidades de crescimento poderão surgir.

5.3 - O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS NO FUTURO
         A- José teria que enfrentar os sete anos de fome.
         B- Os problemas fazem parte do processo de amadurecimento do ser humano.
         C- Jesus disse que enquanto estivéssemos neste mundo teríamos aflições.

6- CONCLUSÃO
Se quisermos seguir adiante em nossas vidas temos que esquecer as angústias do passado.

Apesar de vivermos em um mundo de aflições, não estamos sozinhos. Jesus prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos. Ele cuida das feridas de nossa alma. Nos momentos de aflições se pararmos e prestarmos atenção poderemos ouvir a doce voz de Jesus nos dizendo: "Meu filho não temas, pois estou contigo".



Nenhum comentário:

Postar um comentário