quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

É CORRETO MENTIR PARA SALVAR UMA VIDA?



Norman Geisler, Ph. D., foi professor universitário por mais de 50 anos e é autor de mais de sessenta livros e é considerado como o principal apologista protestante da atualidade.

Em seu livro “Ética Cristã – Alternativas e Questões Contemporâneas”, editado pela editora Vida Nova, no capítulo primeiro intitulado “Abordagens e Alternativas Éticas Básicas” o autor inicia o assunto fazendo uma pergunta de difícil resposta: “É correto mentir a fim de salvar uma vida?”, esta é uma pergunta que põe em confronto dois valores universais: a verdade e a vida, vários pontos de vista são abordados pelo autor como por exemplo: mentir não é certo nem errado, mentir é geralmente errado, mentir às vezes é certo, mentir sempre é errado, mentir nunca é certo, mentir às vezes é certo, quando dois valores desta grandeza estão em confronto deve-se optar pelo valor mais alto, neste caso o de poupar uma vida, a verdade deve ser contada sempre, mas não ao custo de sacrificar uma vida.



A Bíblia mostra vários exemplos de pessoas que mentiram para salvar vidas e mesmo assim foram abençoadas por Deus, um exemplo é o das parteiras egípcias que mentiram para faraó e pouparam as vidas dos meninos hebreus, mas mesmo diante desta situação “Deus fez bem as parteiras” (Êx 1.20), outro exemplo é o da meretriz Raabe que mentiu para salvar a vida dos espias hebreus, e por causa deste ato a meretriz faz parte da galeria dos heróis da fé de Hebreus capítulo 11 “ Pela fé, Raabe a Meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.” (Hb 11.31).

Não estou declarando que os fins justificam os meios, para que a vida em sociedade se torne possível, se faz necessário o apego a certos valores e a obediência a certas normas, e o Cristianismo sem dúvida oferece a melhor opção ética para o homem em qualquer época, mas não posso concordar com o pensamento farisaico de alguns que colocam a lei acima do amor, a Bíblia afirma que devemos tratar nosso irmão da maneira que queremos ser tratados, e quem tendo a vida em perigo não iria querer que alguém fizesse de tudo, inclusive mentir, para salvá-lo? A verdade deve ser preservada, mas a vida que é o dom maior de Deus deve ser protegida a qualquer custo.   




Link para fazer o download do livro:
http://www.gospeldownloads.com.br/index_ebook_artista_demonstracao.php?codigo=9935

Um comentário:

  1. paz,lemos na biblia que Deus não pode ser tentado e que Moisés um assasino matou e enterrou o corpo na arreia, poxa vida na arreia:o vento leva cada grão não importa quantos milhões sejam o vento leva.Elias estava na caverna e Deus nâo estava no vento??disseram para Pedro vimos voçê com ele, eu não.nunca o vi.

    ResponderExcluir