terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O CHAMADO DE DEUS PARA UMA NOVA ORDEM SOCIAL




E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4.19)

Encontramos na Bíblia diversas passagens em que mostram o chamado de Deus ao homem. Isto quer dizer ao ser humano, obra das mãos do Criador. Que chamado é esse? Como se dá? Para quê? Estas perguntas nos ajudam a entender esse chamado.

Que chamado é esse? É o chamado muito bem ensinado e vivido por Jesus. É um chamado vocacional que tem uma peculiaridade especial, pois envolve missão no sentido de engajamento na construção de uma nova sociedade, onde os valores do Reino de Deus serão abundantes, não deixando mais espaço algum para que o mal tenha domínio. Quem entende esse chamado, torna-se um parceiro ou uma parceira de Deus na salvação de pessoas.

Como acontece esse chamado? No instante em que a pessoa ouve a voz de Deus ao falar por intermédio da Sagrada Escritura. Imediatamente o Espírito Santo atua no interior de quem está ouvindo; abre-lhe o entendimento, havendo resposta de obediência ao Senhor. Esse chamado é a prova do grande amor que Deus tem pelo ser humano que é a coroa da criação. É um chamado interno que se exterioriza nas obras em prol de um mundo melhor.

Para que Deus exerce o seu chamado? É de grande importância compreender essa atuação de Deus e não ficar estático diante da voz que ao penetrar no ser, convida a pessoa a fazer parte do grande projeto ensinado por Jesus Cristo no Evangelho, de construir uma nova sociedade sem a presença do mal. Nessa nova ordem não haverá mais impedimento de vida. Os valores do Reino de Deus suplantam toda sorte de malefícios. As pessoas serão livres e quem receber o Reino de Deus jamais será escravo de pessoas, coisas ou vãs filosofias.

O chamado de Deus é para todos nós. É um chamado que dignifica a pessoa, estabelecendo-se uma parceria com Deus para a construção de uma nova sociedade. Ser pescadores de homens conforme disse Jesus é anunciar a todos o grande amor de Deus que salva dos perigos de uma existência sem cor e alegria. Sendo assim, hoje mesmo, Deus está fazendo a sua voz ecoar por todos os lugares: Vinde a mim.


Dr. Nelson Célio de Mesquita Rocha

Fonte:

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog gostei e tornei-me um seguidor gostariaa de convidar vc para conhecer o nosso blog e se quizer dar nos a honra de seguir-nos junto com os demais será umm praser para nós um grande abraço DEUS abençoe vc e sua familia. NOSSO BLOG:jesusminharocha.blogspot.com

    ResponderExcluir